Abertura de capital - um estudo de caso
Aluna: Mônica Dalcin Kullian
Prof. Humberto Casagrande
Data: 05 de maio de 2010
Este trabalho busca demonstrar como funciona o processo de abertura de capital de uma empresa, desde o histórico da empresa até a operação final, para que esta atividade seja exemplificada foi criada uma empresa como modelo.
Abertura de capital: Um estudo de caso
Em meados do ano 2003 foi constituída uma empresa que atua no ramo de Publicidade, Propaganda e Mkt, Gigi Online Ltda foi fundada com o intuito de atingir apenas o público da internet com propagandas e publicidades. Gigi é uma empresa Limitada e de pequeno porte criada por um grupo de estudantes que a principio exerceriam o que haviam aprendido na faculdade.
Com o passar dos anos com o aquecimento do mercado e com a proporção que esse setor de atuação ganhou nacional e internacionalmente , a empresa foi acompanhando a tecnologia. Seus sócios começaram a investir em cursos, tecnologias e em conseguinte a empresa foi ganhando peso no mercado e clientes de suma importância. Seus sócios vendo a necessidade de capitação de novos recursos e investimento a fim de acompanhar e ampliar os seus negócios, se profissionalizar melhorar a imagem institucional e reestruturar o seu passivo, surgiu a necessidade de captação de mais recurso e então foi negociada por um fundo de Private Equity no qual inicialmente se propôs a adquirir 90% da empresa e com as negociações ela ficou com 80% para o Fundo e 20% para ser dividido entre os demais sócios. A parte de gestão permaneceu entre os sócios que ficaram a cargo de diretoria. Com o adquirinte, fundo private equity, a empresa passou a se focar mais em resultado e processo de profissionalização. Este fundo entrou com o propósito de reestruturar a empresa no aspecto societário, jurídico, suas dívidas, seu objetivo é criar valor e obter lucro, garantir o desenvolvimento do negócio, governança corporativa e após todas as