Abertura de Capital para o Desenvolvimento do Mercado de Capitais e sua Importância.
Módulo: 4
Posicionamento crítico
Título: Abertura de Capital para o Desenvolvimento do Mercado de Capitais e sua Importância.
Aluno: Eduardo Cardoso Junqueira de Castro
Disciplina: Consultoria em Investimentos Financeiros
Turma: GFCA 05
Introdução
O processo de abertura de capital de uma empresa não é tão simples, ou seja, a partir do momento que a empresa decide oferecer seus papéis e novos investidores, é preciso se adequar aos requisitos, exigências do mercado que se pretende inserir.
O procedimento de apresenta desafios específicos que uma empresa precisa estar ciente que irá enfrentar. Uma oferta pública inicial satisfatória exige um planejamento rigoroso e muito cuidadoso com uma metodologia que envolva algumas iniciativas de suma importância.
Evolução de abertura versus fechamento de capital
O mercado de capitais brasileiro é um dos mais regulamentados do mundo oferecendo ao empresário os instrumentos tradicionais de abertura de capital como o lançamento de ações, debêntures, notas promissórias bem como os veículos de captação de recursos para as empresas de capital fechado. A retomada do mercado de capitais brasileiro a partir de 2004 trouxe melhorias importantes como o aparecimento de diversas empresas com base acionária formada apenas por ações ordinárias, o que contribuiu para impulsionar as ofertas de ações, ampliando as fontes de financiamento das empresas. Nos últimos dez anos, o panorama do mercado de capitais no Brasil passou por um período de evolução. Do ponto de vista quantitativo, houve um crescimento do número de empresas que ingressaram na Bolsa, bem como uma maior inserção do país no mercado global. No aspecto qualitativo, experiências como o Novo Mercado revelam que essa evolução passa também pela questão da governança corporativa, com as empresas buscando cada vez mais transparência em sua gestão. No Brasil, o número de empresas listadas