ABERTURA COMERCIAL (Moçambique)
Vai se abordar, no presente trabalho, formas possiveis (diversos contextos) de expansão do comércio.
Para que se melhore as condições fundamentais, para que a industria consiga se beneficiar de uma maior abertura comercial, deve haver uma melhoria da confiança e do ambiente de negócios.
A expansão do comércio exterior é essencial, mesmo quando testamos perante a uma economia muito forte, e para que haja essa expansão é necessário que o Governo remova barreiras para que haja facilidades na concorrência e na abertura e falta de divisas é um grande constrangimento para o crescimento económico.
Problema de pesquisa
Verifica se que uma das principais barreiras da integração da indústria de transformação nas cadeias globais de valor são os custos elevados. Conteúdo
Será apresentado, neste presente trabalho algumas visoes de expansao para o comercio em Mocambique.
Objectivos
Objectivos gerais
Verificar meios que permitam que haja desenvolvimento comercial em Moçambique.
Objectivos específicos
Verificar caminhos para o comércio no contexto de cadeias globais de valores entre outros, para que, consequentemente haja uma evolução na economia local .
Metodologia
Será apresentado conteúdo didáctico com ascensão a pesquisas, publicações e anotações decorrentes das aulas presentes e passadas.
ABERTURA COMERCIAL:
NO CONTEXTO DA CADEIAS GLOBAIS DE VALOR
CADEIAS GLOBAIS DE VALOR
As cadeias globais de valor são impulsionadas por empresas que optimizam as suas estratégias de fornecimento através da separação das fases de produção. A integração destas cadeias poderia acelerar a transformação estrutural em África se acompanhada por um acesso a actividades de maior valor acrescentado, isto é, pelo processo de upgrading. O comércio de valor acrescentado serve para medir as cadeias de valor globais. Até agora, África, reúne uma percentagem pequena destas cadeias, mas esta está em crescimento. Os ganhos de produtividade derivados das cadeias de valor têm sido