Aberração cromossomica
No ciclo de vida das células, chamado ciclo celular, devemos considerar dois momentos: a interfase e a mitose. Tanto a mitose quanto a interfase apresentam-se subdivididas em fases ou períodos, apenas por finalidade didática, porque todos os processos são contínuos. A fase mitótica é a fase do ciclo celular onde ocorrem duas divisões, a divisão do núcleo – mitose - e do citoplasma – citocinese. A mitose integra 4 subfases, a prófase, metáfase, anáfase e telófase. Todas estas fases se caracterizam por uns dados conjuntos de fenômenos:
• Interfase: É na interfase que ocorre a duplicação dos cromossomos, antes de se iniciar a divisão celular. A interfase compreende três subfases:
G1: é o período que se segue a divisão celular e antecede a duplicação do DNA
S: fase da duplicação.
G2: etapa final da interfase em que existe o dobro de material nuclear G1, mas o numero de cromossomos ainda é o mesmo.
• Prófase: A prófase é a primeira fase da mitose. Nessa etapa, os cromossomos já duplicados começam a se espessar, tornando-se visíveis, os centríolos duplicados se afastam, aparecendo entre eles as fibras do fuso mitótico; a carioteca se desintegra e os cromossomos ficam livres no citoplasma.
• Anáfase: Os centrômeros duplicam-se; as fibras do fuso se encurtam, levando cada cromátide a um dos pólos da célula.
• Telófase: Nesta fase os cromossomos tornam-se menos visíveis; formam-se as cariotecas em volta dos dois lotes de cromossomos; aparecem novamente os nucléolos; o citoplasma se divide por estrangulamento.
O cariótipo é considerado a união de cromossomos diplóides, ou seja, 2n de uma espécie. Ele pode ser considerado também o total de cromossomos de uma célula considerada somática.
Objetivos
• Observar e identificar as diferentes fases do ciclo celular em que se encontravam as células do meristema da cebola (Allium cepa)
• Observar o índice mitótico;
• Observar as células da medula óssea do roedor,