ABEP2008 1145
9858 palavras
40 páginas
A implantação do Bolsa- Família e sua relação com a pobreza nasRegiões Brasileiras no período de 2004 e 2006∗•
Daniane Christie Alves Pires♣
Luciene Aparecida Ferreira de Barros Longo♦
Palavras-chave: pobreza; programas sociais; desigualdade social
Resumo:
Um dos mais graves problemas sociais e econômicos que o Brasil enfrenta é a pobreza de sua população. Desde meados do século XX, tem-se implantado políticas governamentais cujo objetivo, direto ou indireto, é a redução do número de pessoas pobres, sem, no entanto, ter obtido resultados satisfatórios ou permanentes. Mais precisamente no fim dos anos 90, as famílias pobres do país se viram beneficiadas por um emaranhado de pequenos programas de transferência de renda. O ápice desse processo de focalização de políticas em torno do problema da pobreza se dá em 2003, com a consolidação de diversos programas sociais num único programa: o Bolsa- Família. Assim, o objetivo deste trabalho é verificar a abrangência da implantação deste programa de transferência de renda, o Bolsa-Família, e compará-la com a situação de pobreza encontrada nas regiões brasileiras entre 2004 e 2006. Os principais resultados indicam que a implantação do Bolsa- Família contribuiu para a diminuição da pobreza nas regiões do país, variando a intensidade dessa contribuição de acordo com a região analisada quanto a sua conjuntura econômica, social e número de pobres existentes durante os anos de 2004 e 2006. Durante esse período, foi identificada no país uma desaceleração nos índices de pobreza, se comparados à década passada, e, em casos isolados como o Nordeste, uma redução no nível de pobreza da região.
∗
Trabalho apresentado no XVI Encontro Nacional de Estudos Populacionais, ABEP, realizado em CaxambuMG – Brasil, de 29 de Setembro a 03 de outubro de 2008.
•
Este trabalho é parte da monografia de conclusão do curso de Ciências Econômicas do UNIFEMM, elaborada por Daniane Pires e orientada pela profª Luciene Longo.
♣
Economista pelo UNIFEMM.
♦