Abelhas
- Morfologia externa -
O corpo da abelha divide-se em cabeça, tórax e abdómen.
Na cabeça encontram-se os órgãos sensoriais: um par de olhos compostos, três pequenos ocelos (olhos simples), um par de antenas e apêndices bucais (um par de mandíbulas, um par de maxilas, lábio e labro). Existem também algumas glândulas.
O tórax é a região do meio do corpo e é composto por três segmentos. Em cada segmento existe um par de patas. Também as asas se encontram ligadas ao tórax.
O abdómen é composto por nove segmentos e é aqui que se encontram os sistemas digestivo e reprodutor. Nesta região existem as glândulas produtoras de cera, cheiro (feromonas) e veneno (injectado pelo ferrão). - Cabeça -
1- olho composto
2 e 4- artículos basais das maxilas
3 e 5- artículos basais do lábio
6- galea
7- palpo maxilaris
10- língua
11- paraglossa
12- palpi labeales
13- maxilas
15- labrum
16- mandíbulas
17- antena
18- ocelos
Olhos compostos
São constituídos por milhares de pequenas unidades ou lentes chamadas omatídeos, cada uma das quais orientada numa posição ligeiramente diferente da outra dando ao olho a sua forma convexa. Cada unidade capta uma pequena parte da visão do insecto, que o cérebro retém e converte numa imagem tipo mosaico.
Este tipo de olho tem a vantagem de detectar movimento e só existe nos animais que possuem um sistema nervoso suficientemente sofisticado, capaz de reconstruir a imagem detectada pelo sistema sensorial.
A abelha consegue distinguir cores que vão do ultravioleta ao laranja, mas não consegue distinguir o vermelho dos tons de cinzento.
Ocelos
São olhos simples, localizados entre os dois olhos compostos, que apenas detectam a luz sendo incapazes de formar imagem.
Antenas
São importantes órgãos sensoriais localizados na região frontal, ao centro, da cabeça. Nelas existem pequenos pêlos (órgãos sensitivos) que respondem a estímulos de tacto e olfacto.
Cada antena é composta por um