abc do viver
Há uma grande participação do superior e do subordinado. superior apresenta os objetivos aos seus subordinados, mensura-os e avalia o progresso. Dessa maneira os processos ficam cada vez mais controlados de acordo com seus objetivos.
Comentário: Os bons lideres são aqueles que permitem que sua equipe cresça, alcançando os objetivos traçados.
1-Estabelecimento conjunto de objetivo entre o executivo e o seu superior :
A maior parte da APO utiliza o estabelecimento conjunto de objetivos. O gerente e seu subordinado participam do processo de estabelecimento e fixação de objetivos. No entanto essa participação varia conforme o sistema adotado podendo ser desde a simples presença do subordinado durante as reuniões, onde pode ser ouvido, até a possibilidade dele iniciar a proposta de reestruturação do trabalho com relativa autonomia no desenvolvimento do plano.
Comentário: Essa característica aguça o comprometimento das pessoas envolvidas na organização, devido o alinhamento dos interesses da empresa com as do subordinados, que se envolvem cada vez mais com suas funções.
Exemplo: Uma família (pai, mãe e filha), sendo gerenciada pelo pai, que se reúne e objetiva a diminuição dos gastos da casa como luz, água, dispensa e a divisão do pagamento das contas.
2-Estabelecer objetivos para cada departamento:
A APO está fundamentada no estabelecimento de objetivos por posições de gerência. Os objetivos podem ser denominados, metas, alvos ou finalidades, porém a ideia básica é a mesma: determinar os resultados que o gerente e o subordinado deverão alcançar. Os sistemas de APO definem objetivos quantificados (numéricos) e com tempos predeterminados.
Comentário: Essa característica especifica para cada departamento o que a empresa espera do setor.
Exemplo: Estabelecidos os objetivos gerais, o pai determina a meta para a mãe de racionar a comida. A filha deveria diminuir o tempo de banho. Ambos deveriam