ABC DEF
Caracterização de Portugal em “Os Maias”
Ao subtítulo de “Os Mais”, Episódios da Vida Romântica, corresponde a crónica de costumes. Estes episódios, descritos ao longo da obra, têm como objectivo fazer o relato da sociedade portuguesa na segunda metade do século XIX.
Eça utiliza personagens tipo, isto é, personagens que representam grupos, classes sociais ou mentalidades por forma a mostrar aos leitores o estado de corrupção e parasitismo da sociedade portuguesa, bem como, seus costumes e vícios.
Episódios onde Eça evidencia a sua crítica
Vários são os episódios utilizados pelo autor para mostrar a vida da alta sociedade lisboeta. Entre os mais importantes, destacamos: o jantar do hotel central, a corrida de cavalos, o jantar dos Gouvarinho, a imprensa e o sarau do teatro da trindade.
- O jantar no Hotel Central;
Resumindo rapidamente, neste episódio, Ega pretende homenagear Cohen, o marido de Raquel, por quem Ega estava apaixonado e com a qual mantinha uma relação. Em torno da mesa surgiram assuntos literários e políticos, que permitem ter uma noção da situação de Portugal. No campo da literatura, Eça critica uma sociedade dominada por valores tradicionais, que se opõe a uma nova geração, geração de 70 representada por Ega. Esta critica é feita através do choque de ideias entre Alencar e Ega, em que Alencar defende o Ultrarromantismo, enquanto que Ega defende o Realismo e o Naturalismo.
Por outro lado, no campo da politica, Eça faz duas criticas. Através de Ega critica a decadência do país e afirma desejar a bancarrota e a invasão Espanhola.
Critica também a maneira de ser dos portugueses através das visões de Carlos e de Craft, que permanecem calmos perante uma forte discussão entre Alencar e Ega, discussão esta que quase acabou em agressão física. A calma demonstrada por Carlos e Craft deve-se ao facto de estes saberem que, apesar de impacientes, não tardaria a sua reconciliação, demonstrando assim que, o