Abate de bovino
Catu
2014
Ivone Nonato
Jaíne Neves
Jaíne Tamila
Maira Raiane
Abate de Bovino
Catu
2014
1.Transporte dos animais
Os bovinos são transportados em caminhões com carroceria adaptadas. A capacidade desses caminhões variam também, desde caminhões que transportam desde 5 animais até caminhões que transportam até 22 animais.[1]
2.Recepção dos Bovinos e Descanso
Os animais ao desembarcarem dos caminhões são recepcionados em currais, os quais têm seu piso feito de concreto, os animais são mantidos nesses currais em regime de jejum , apenas com uma dieta hídrica , facilitando assim o esvaziamento estomacal, além do descanso ter uma correlação com a qualidade da carne, pois os níveis de adrenalina e de glicogênio presentes no sangue voltam ao normal. Esse descanso vai ser medido pela distância que o animal percorreu até a chegada no abatedouro. Logo depois é feita à inspeção ante-mortem, verificando vacinas, sanidade, isolamento dos animais doentes, em seguida são separados por lotes de acordo com cada dono.
3.Lavagem dos animais
Os bovinos após seu período de descanso são recebem um banho de aspersão, esse banho retira parte da carga microbiana dos pêlos conduzindo assim a um abate mais higiênico e tem como função também relaxar o animal.
4.Insensibilização
O primeiro passo após o banho de aspersão é chamado de insensibilização ou atordoamento que é feita por pistola penetrante que tem como função deixar o animal inconsciente por cerca de 1 minuto, até que um funcionário comece a sangria.
5.Sangria
Após a insensibilização o animal é erguido por meio de correntes em uma das patas inferiores, a sangria ocorre por meio de corte dos grandes vasos do pescoço,retirando a maior parte possível de sangue no corpo do animal.
6. Esfola e Remoção do couro e cabeça
O couro é retirado,cercado de cuidados para que não haja contaminação da carcaça por pêlos ou algum