Abastecimento de água
REDE DE DISTRIBUIÇÃO DE ÁGUA
Sabe-se que depois de tratada, a água é armazenada em reservatórios de distribuição para, depois, ser levada até os reservatórios de bairros, estrategicamente localizados. De lá, a água segue por tubulações maiores (adutoras) e entra nas redes de distribuição até chegar ao consumidor final.
Conceito: Parte do sistema de abastecimento de água formada de tubulações e acessórios destinados a colocar a água potável à disposição dos consumidores de forma contínua e em quantidade e pressão recomendada.
“Unidade do sistema de abastecimento de água constituídapor tubulações e órgão acessórios que tem por finalidade fornecer, em regime contínuo, contínuo, água potável em quantidade, qualidade e pressão adequadas amúltiplos consumidores.”
Constituição da rede de distribuição é constituída por um conjunto de condutos assentados nas vias públicas, junto às edificações, com a função de conduzir a água para os prédios e pontos de consumo público. Esses condutos caracterizam-se pelas numerosas derivações (distribuição em marcha) e uma disposição “em rede”, derivando daí seu nome.
Tipos de Rede
Tipos de Rede
Canalização
Principal - canalização tronco ou mestra - possui maior diâmetro - abastece a canalização secundária Secundária - tubulações de menor diâmetro - abastece diretamente os pontos de consumo
Classificação
As redes de distribuição tem basicamente três classificações, de acordo com a disposição de seus condutos principais: (a) Rede em “espinha de peixe” Os condutos principais são traçados, a partir de um conduto principal central, com uma disposição ramificada. É um sistema típico de cidades que apresentam desenvolvimento linear.
(b) Rede em “grelha” Os condutos principais são paralelos, ligam-se em uma extremidade a um outro conduto principal, e tem seu diâmetro decrescendo para a extremidade oposta.
**Considerações