AARQUITETURA BIBLIOTECA
Programa de Necessidade
Na visita técnica realizada a biblioteca pública do Estado De Pernambuco.
No subsolo da Biblioteca encontram os seguintes setores:
Salas de estudo, Setor circulante (livros que são disponibilizados para a circulação) e infantil, processos técnicos, setor de restauração, sala de acervos, aquisição, coleção Pernambucana e setor de automação.
No primeiro pavimento foram encontrados os seguintes ambientes:
Setor de periódico, setor de leitura, setor de referência, auditório.
No segundo pavimento estão situados:
O setor referente as bibliotecas públicas e municipais. Setor de ação cultural, setor administrativo financeiro, setor de projeto, escritório de direitos autorais, setor de coleção especiais (obras raras), digitalização praça de informação. E no segundo pavimento é encontrado também a administração da biblioteca.
O estacionamento dispõe de 30 vagas. E também tem uma área para bicicletário.
Cada pavimento possui 2 banheiros para o visitante, estes possuindo cabines para deficientes físicos. 2 banheiros em cada pavimento exclusivos para funcionários.
Possui uma rampa que se encontrava em reforma. Um elevador (dia da visita estava quebrado). A acessibilidade é feita através desses dois meios.
A volumetria da biblioteca A biblioteca possui em torno de 108 funcionários, contando com bibliotecários, professores e terceirizados. Possui aproximadamente cerca de 300.000 obras cadastradas. Com área total de 5 mil metros. Uma cozinha de 4x3 m2. A área do acervo que é restrita para funcionário dispõe de um espaço de aproximadamente 200 metros 2.
Soluções arquitetônicas adotadas para o conforto térmico e climatização.
A biblioteca faz uso de iluminação natural e artificial. Durante o dia os grandes janelões dispostos no térreo servem para iluminar o ambiente poupando energia. Durante a tarde e noite a biblioteca faz uso da iluminação artificial.
Sobre a ventilação, o prédio possui sistema de claraboia. Sistema