Aad 1 - história da administração e administração científica
O marco histórico que instaurou a Administração como uma ciência foi a Revolução Industrial, pois a partir desse período, com a expansão das Indústrias, se desenvolveram processos de produção organizados e a necessidade crescente de pessoas para administrarem estas e otimizassem a utilização dos recursos disponíveis.
Quanto à Administração Científica, sumarize os nove princípios da “organização racional do trabalho” instituídos por Frederick Taylor. 1. Análise do trabalho e estudo dos tempos e movimentos: Analisar e prescrever exatamente os métodos de trabalho, indicar as ferramentas e materiais utilizados no processo de produção (Estudo dos Movimentos). Estabelecer o tempo necessário para se completar um processo produtivo com eficiência. (Estudo dos Tempos).
2. Estudo de fadiga humana: Eliminar movimentos inúteis e orientar para os movimentos úteis serem anatomicamente corretos, eliminando assim, a fadiga dos operários, melhorando suas produtividades.
3. Divisão do Trabalho e Especialização do Operário: Verificou-se que os trabalhadores deveriam executar tarefas simples e elementares, dando por conseguinte, a especialização destes, que era a execução contínua e repetitiva de tarefas simples. A ideia era que isso traria maior eficiência.
4. Desenhos de Cargos e Tarefas: A tarefa é a menor unidade dentro da divisão de trabalho e um conjunto destes feitos de forma repetitiva gera o cargo. Desenhar um cargo é estipular quais são as tarefas, os métodos de executar as tarefas e as relações com os demais cargos existentes na empresa.
5. Incentivos Salariais e Prêmios de Produção: É uma forma de incentivar o operário a produzir mais com a mesma quantidade de recursos, dando -lhes um salário maior de acordo com suas produtividades.
6. Conceito de “Homo Econômico”: Conceito que retrata que as pessoas são