Aabb
Por “Maurílio Antônio de Souza Júnior”
Turma MBA- Gestão Empreendedora de Negócios – 903 sul
Prof. Ricardo ken
I- Identificação da obra
Canongia Claudia, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência Tecnológica (IBICT);
Santos M. Dalci, Santos M. Márcio, Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE);
Zackiewicz Mauro, Grupo de Estudos Sobre a Organização da Pesquisa e da Inovação (GEOPI) – Departamento de Política Científica e Tecnológica, Instituto de Geociências (IG) – Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).
FORESIGHT, INTELIGÊNCIA COMPETITIVA E GESTÃO DO CONHECIMENTO: INSTRUMENTOS PARA A GESTÃO DA INOVAÇÃO
II- Resumo das idéias dos autores
Segundo os autores, em um ambiente de mercado cada vez mais dinâmico e competitivo, as organizações para se tornarem competitivas, precisam inovar em todos os setores de sua produção, seja em produtos ou serviços oferecidos. Neste texto, os autores discutem a possibilidade de aproximar três úteis abordagens à Gestão da inovação: Technology foresight, a inteligência competitiva e a gestão do conhecimento.
Os autores abordam características peculiares sobre cada uma destas abordagens, mostrando que a união delas produzirá uma ferramenta que melhor conduzirá a organização na gestão da inovação tão importante e necessária às organizações na busca de manutenção e crescimento de mercado. Em meio a tamanha quantidade de informações obtidas quase que diariamente no universo da competição mundial, os autores descrevem de maneira simples e detalhada um modelo conceitual para integrar as três abordagens (figura 1).
O presente artigo norteia uma excelente rota que facilita e orienta a captação, seleção e utilização das informações coletadas pelas empresas, gerando tomadas de decisões seguras e concretas na busca pela inovação.
III- Opinião sobre o texto lido
Ao lermos o texto em questão, aprendemos que o sucesso no mundo empresarial não é conseguido ao acaso, exige-se