aaaaaaaaaaaaaaaa
Tópicos Atuais Energia, economia, meioambiente: as fontes renováveis de energia no Brasil
TÓPICOS ATUAIS
Energia, economia, meioambiente: as fontes renováveis de energia no Brasil
*
SERGIO DE SALVO BRITO
Há pouco mais de meio século, às vésperas da Segunda Guerra Mundial, a lenha, utilizada intensivamente nas residências, nos pequenos estabelecimentos industriais e mesmo no transporte ferroviário e marítimo, era (ao lado do trabalho humano e animal, de difícil quantificação) a fonte primária dominante no balanço energético nacional. Desde então, no entanto, a industrialização do país, a modernização da agricultura e a crescente urbanização da população acompanharamse pela substituição da lenha energética por formas de energia mais eficientes e de mais fácil transporte, manuseio e utilização: basicamente eletricidade e derivados de petróleo.
Esta tendência repetiu o que já ocorrera anteriormente nos países industrializados do Hemisfério
Norte, com a diferença fundamental de que, ao contrário daqueles, o carvão mineral e o gás natural não chegaram a desempenhar papel importante na matriz energética brasileira.
As decisões, tomadas nos anos 50, de orientar o programa de eletrificação no sentido da construção de grandes centrais hidrelétricas e da integração dos sistemas, e de explorar nosso potencial de petróleo e nosso mercado de derivados através de um monopólio do Estado, permitiram garantir a base energética do processo de desenvolvimento através da adequada expansão da oferta de energia e da redução de seus custos.
Além disto, estas decisões levaram ao aparecimento de grandes empresas estatais nestes dois setores, as quais desenvolveram no país novos padrões de eficiência técnica e gerencial e induziram o crescimento da indústria de base nacional e das grandes