Aaaaaa
A bola de chumbo foi solta de 4 diferentes posições do _________ e o tempo foi medido a partir do momento que a bola deixou o objeto. O ponto em que a bola caiu também foi medido por meio de papel carbono que marcava a posição exata que a bola caiu no chão.
Ponto de partida Distancia horizontal Tempo de queda Velocidade final
Como pode ser visto no quadro, partindo de posições diferentes, o tempo de queda foi o mesmo para todos, pois quando deixam o objeto a velocidade inicial de y é 0. O que muda é apenas a velocidade em x que influi na velocidade com que a bola chega ao chão e a distancia horizontal percorrida pela mesma e não sobre o tempo. A distância horizontal foi medida manualmente com uma trena, e a partir dela é possível achar a velocidade com que a bola deixa o objeto, já que a velocidade é obtida a partir da divisão entre a distancia percorrida horizontalmente e o tempo de queda, pois a velocidade em x é constante, e assim tem-se um movimento uniforme.
Vx = Δx / Δt
Sendo Vx a velocidade horizontal, Δx a distancia horizontal e Δt o tempo percorrido.
A velocidade final também pode ser medida a partir de cálculo, mas como ela é uma decomposição de duas velocidades, além de se obter o Vx, também é necessário calcular o Vy final. O Vy final é obtido pela multiplicação entre o tempo de queda e a aceleração da gravidade, já que Vy inicial é 0. Nesse caso já se tem um movimento uniformemente variado.
Vy = g . Δt
Sendo Vy a velocidade horizontal, g a aceleração da gravidade e Δt o tempo percorrido.
Ainda calculando a velocidade final, pode-se acha-la a partir da fórmula do triângulo retângulo de Pitágoras, já que ela se apresenta da seguinte forma:
Então,
V² = Vy² + Vx²
Sendo V a velocidade final da bola, Vy a velocidade vertical e Vx a velocidade horizontal.
Nas medidas manuais pode haver erros, portanto não são totalmente confiáveis. A