AAAA
Professor: Max Bianchi
Disciplina: Segurança em Sistemas Web
ATIVIDADE I
Unidade I - Conceitos Básicos
TEXTO DISSERTATIVO – FATORES DE AUTENTICAÇÃO
A autenticação de usuários é o processo que define se aquele usuário é quem ele diz ser. O processo normalmente necessita de 3 fatores: Algo que você tenha (ex: Smart Card), algo que você seja (ex: Biometria) e algo que você saiba (ex: Senha). Este processo é executado por um ou mais fatores, onde cada um deles é parte de uma informação para verificar a identidade de uma pessoa em um certo procedimento de segurança para garantir os direitos daquele certo usuário.
Hutington (2013) afirma que o autenticação é o processo capaz de definir se uma pessoa é quem está dizendo ser. Este procedimento ocorre através de algo que você tenha, como um Smart Card, Certificado Digital, algo que você saiba como uma senha e algo que te identifique como biometria através de digital e iris. Dependendo do grau de risco de uma aplicação ou sistema, as formas de se autenticar mudam, quanto mais importante for o processo, maior será a segurança na hora de autenticar o usuário.
Dentre os métodos que foram citados acima, podemos dizer que os que são baseados no que você tem, exigem que você esteja de posse de algum dispositivo que comprove que você que está tentando se autenticar, para isso existem os certificados digitais, smart cards, tokens entre outros.
O método baseado no que você é, são os que identificam a pessoa através de traços que somente ela possui, como biometria digital e de retina. Também existem os de reconhecimento de voz, assinatura e outros.
Já os métodos relacionados ao que você sabe normalmente são as senhas, PIN entre outros.
Podemos concluir que fatores de autenticação são como agrupamos os mecanismos de autenticação existentes e embora apenas três destes sejam os mais comumente usados existem outros que são tão importantes quanto aqueles primeiros que são usados em menor escala.