AA3 Auditoria
FOLHA DE QUESTÕES
Disciplina: Auditoria
Aluno: Henrique Alexandre de Sousa Santos
RA: 2410354
Enunciado da Questão/Instruções:
1) A empresa PhiDect Ltda. recebeu autos de infração no valor de R$ 2.000.000, o que é relevante em relação ao patrimônio da empresa. Os consultores jurídicos da entidade entendem que a possibilidade da PhiDect perder a ação e ter que pagar esse montante é PROVÁVEL. Não foi feita nenhuma provisão para contingências e a administração não pretende fazer ajustes contábeis adicionais. Que providências os auditores devem tomar em relação ao Relatório dos Auditores (Parecer)?
2) Os auditores da Estrela Prateada Ltda. sabem que o ano anterior foi auditado por outros auditores independentes. Esse fato traz a necessidade de alguma informação adicional no Relatório dos Auditores Independentes (Parecer)?
Explique.
3) A conta de adiantamentos para viagens da empresa Intertransp Ltda. não possui conciliação, porém seu valor não é material. Qual poderia ser a abordagem dos auditores independentes nesse caso?
Respostas:
1) Com o risco eminente de uma provável perda referente a ação judicial. Devese constituir na contabilidade, uma provisão para a provável perda do valor de
R$ 2.000.000,00. Como não foi feita a provisão e a administração não fez ajustes contábeis adicionais, o relatório da auditoria deve ser apresentado com ressalva, já que ocorreu uma distorção relevante, mas não generalizada.
2) Conforme consta nas Normas de Auditoria Independente das Demonstrações
Contábeis - NBC T 11, caso as demonstrações contábeis tenham sido examinadas por outro auditor no exercício anterior, o planejamento deve contemplar alguns procedimentos como: a) obtenção de evidências suficientes de que os saldos de abertura do exercício não contenham representações errôneas ou inconsistentes que, de alguma maneira, distorçam as demonstrações contábeis do exercício atual; b) exame da adequação dos saldos de encerramento do exercício anterior com os