a5 principios ativos dos fitoterapicos
Princípios ativos vegetais
Princípio ativo de medicamento fitoterápico - substância, ou classes químicas (ex: alcalóides, flavonóides, ácidos graxos, etc.), quimicamente caracterizada, cuja ação farmacológica é conhecida e responsável, total ou parcialmente, pelos efeitos terapêuticos do medicamento fitoterápico.
A atividade de uma planta pode estar associada a uma molécula pura ou ao conjunto de moléculas que esta contém em seu estado natural (fitocomplexo). Assim, apresentam-se na seqüência alguns dos principais grupos de princípios ativos, os quais tem maior interesse para a terapêutica.
Alcalóides
Formam um grupo heterogêneo, e muitas vezes apresentam uma elevada toxicidade. É a mais importante fonte de fitofármacos por possuírem forte atividade biológica.
São substâncias naturais básicas, derivadas de aminoácidos, com um ou mais átomos de nitrogênio heterocíclico. Tem uma distribuição taxonômica delimitada e na planta possuem várias funções, dentre as quais: proteção contra insetos e herbívoros, bloqueio metabólico de detoxificação, fator de regulação de crescimento, reserva de nitrogênio e outros elementos necessários ao crescimento da planta.
Glicosídeos
São compostos formados por uma parte glicona (açúcar) e uma aglicona. Do ponto de vista biológico são responsáveis, nas plantas, por funções regulatórias, protetoras e sanitárias.
Existe uma enormidade de compostos com atividade farmacológica e são de difícil classificação. Se levado em consideração a parte glicona, teremos um grande número de açúcares raros, se considerado a parte aglicona, abordaria praticamente todos os demais grupos de constituintes químicos vegetais. Por isso prefere-se classificá-los pelo interesse farmacológico. Os de maior destaque são:
a) Flavonóides: Podem também ser encontrados na forma livre ou na forma de heterosídeos (glicosídeos), sendo o grupo mais amplo dos fenóis. Possuem atividade
antiinflamatória, antialérgica, antitrombótica e