A3 6
A comunicação interna nas empresas é uma prática que deveria obrigatoriamente fazer parte do dia-a-dia dos colaboradores (funcionários), com o objetivo de estreitar a relação com a própria empresa, gerando maior interatividade e conhecimento.
Para isso, a comunicação precisa ser muito bem dirigida ao público-alvo, que neste caso são os próprios colaboradores. Um bom planejamento de comunicação leva em conta:
1. Quais veículos utilizar,
2. Quais as áreas de maior visibilidade,
3. Que tipo de linguagem seria mais adequada a circunstância – Um vídeo, um texto, uma ilustração, uma fotografia, uma palestra, uma exposição...?,
3.1 Que tipo de linguagem seria mais adequado ao perfil da audiência – O depto emissor estará falando com todos os funcionários, com os setores administrativos ou com os operários? 3.2 – Qual o caráter do fato – Trata-ser de um benefício, de uma nova norma, de uma mudança nos estatutos da empresa, de uma inauguração, é sobre a morte de algum colega?
4. Qual a previsão de audiência esperada (quantidade de pessoas que será atingida) e os resultados práticos.
A empresa deve ter em mente que os colaboradores também são seus clientes (gestão stakeholdeana) e além disso, são os que realmente fazem a empresa. É com o trabalho deles que a organização se mantém ativa, produzindo e gerando riquezas. E para que esta “engrenagem” funcione da melhor forma possível, todos precisam manter-se sincronizados com o que acontece dentro e fora da empresa e que os afeta, ou seja, com os aspectos internos (microambiente) e externos (macroambiente) e assim, poder contribuir para que novas soluções sejam apontadas, rumo aos objetivos.
A comunicação interna está presente através de diferentes meios, sejam eles impressos ou eletrônicos. Dependendo do orçamento e perfil da empresa, novas tecnologias podem ser implementadas para facilitar a comunicação, como por exemplo:
Totens digitais com tela touchscreen