999999999999
MOTIVAÇÃO
O estudo da motivação busca entender ou explicar os motivos que influenciam o desempenho das pessoas em situações de trabalho. Uma vez que o desempenho das pessoas no trabalho depende, em parte da sua motivação, e o desempenho da organização depende do desempenho das pessoas.
Para cada pessoa motivação é um fator que gera satisfação no trabalho, ou seja, a motivação é especifica o que significa dizer que não há um estado geral de motivação que leve uma pessoa a entusiasmar-se por tudo.
Bergamini (1997) destaca que as pessoas não fazem as coisas pela mesma razão cada um tem seu motivo e desejo individual tornando cada vez mais complexo o estudo da motivação. Complementando Chiavenato (2000, p. 128) “a motivação se refere ao comportamento que é causado por necessidades dentro do indivíduo e que é dirigido em direção aos objetivos que podem satisfazer essas necessidades”.
A motivação é resultante de uma interação de motivos complexos , internos e externos.
Motivos Internos: são as necessidades, aptidões, interesses, valores e habilidades das pessoas.
Motivos Externos: são estimulos ou incentivos que o ambiente oferece ou objetivos que as pessoas perseguem, satisfazem necessidades, despertam sentimentos de interesse ou representam recompensas.
Foram propostas algumas teorias para avaliar a motivação . Chiavenato (2005) ressalta a relevância do conhecimento das teorias sobre motivação, como meio de facilitar ao gestor o reconhecimento das necessidades dos funcionários no ambiente de trabalho. Dentre as teorias da motivação destaca-se a Teoria da Hierarquia das Necessidades de Maslow, a Teoria dos Dois Fatores de Herzberg e a Teoria das Expectativas de Victor Vroom.
Teoria da Hierarquia das Necessidades de Maslow: A noção de que as necessidades humanas estão organizadas numa especie de ordem ou hierarquia desempenha um papel importante no estudo da motivação. Uma das principais teorias que se baseiam nessa noção foi