95 Teses
Em 31 de Outubro de 1517, Martinho Lutero afixou na porta da capela de Wittemberg 95 teses que gostaria de discutir com os teólogos católicos, as quais versavam principalmente sobre penitência, indulgências e a salvação pela fé. O evento marca o início da Reforma Protestante, de onde posteriormente veio a
Igreja Presbiteriana, e representa um marco e um ponto de partida para a recuperação das sãs doutrinas.
Movido pelo amor e pelo empenho em prol do esclarecimento da verdade discutir-se-á em Wittemberg, sob a presidência do Rev. padre Martinho Lutero, o que segue. Aqueles que não puderem estar presentes para tratarem o assunto verbalmente conosco, o poderão fazer por escrito.
Em nome de nosso Senhor Jesus Cristo. Amém.
1ª Tese
2ª Tese
3ª Tese
4ª Tese
5ª Tese
6ª Tese
Dizendo nosso Senhor e Mestre Jesus Cristo: Arrependeivos...., certamente quer que toda a vida dos seus crentes na terra seja contínuo arrependimento.
E esta expressão não pode e não deve ser interpretada como referindo-se ao sacramento da penitência, isto é, à confissão e satisfação, a cargo do ofício dos sacerdotes.
Todavia não quer que apenas se entenda o arrependimento interno; o arrependimento interno nem mesmo é arrependimento quando não produz toda sorte de modificações da carne.
Assim sendo, o arrependimento e o pesar, isto é, a verdadeira penitência, perdura enquanto o homem se desagradar de si mesmo, a saber, até a entrada desta para a vida eterna.
O papa não quer e não pode dispensar outras penas, além das que impôs ao seu alvitre ou em acordo com os cânones, que são estatutos papais.
O papa não pode perdoar divida senão declarar e confirmar
7ª Tese
8ª Tese
9ª Tese
10ª Tese
11ª Tese
12ª Tese
13ª Tese
14ª Tese
15ª Tese
16ª Tese
17ª Tese
18ª Tese
19ª Tese
20ª Tese
21ª Tese
aquilo que Já foi perdoado por Deus; ou então faz nos casos que lhe