918549

2153 palavras 9 páginas
OS QUATRO COMPONENTES DA TOMADA DE DECISÃO
Existem quatro componentes para a tomada de decisão: obtenção de dados, processamento de informações, gerar significado e tomada de decisão, ou decidir sobre um curso de ação.
Nós usamos nossos cinco sentidos para obter informações do mundo externo – armazenar dados. Usamos nosso cérebro para integrar os dados dos cinco sentidos em pacotes de informações – processamento de informações. A mente compara o pacote de informações que entram com as informações armazenadas na memória para encontrar uma correspondência – criar significado. Quando ela encontra uma correspondência, libera instruções anexadas à memória, junto com qualquer carga emocional associada com a memória. Essas instruções resultam em ações e comportamentos – tomada de decisão. Se a mente não encontra uma correspondência, usa a razão e a lógica para formular uma resposta à situação que esteja em alinhamento com sua motivação. A resposta será determinada por muitos fatores, sendo o mais importante o nível de consciência no qual a mente estiver funcionando – o que é importante para a pessoa naquele momento.
As instruções que estão anexadas à memória foram aprendidas em experiências anteriores. As instruções gravadas de forma mais profunda são aquelas que aprendemos durante a infância, quando nossa mente e cérebro ainda estão em desenvolvimento e aprendendo a lidar com o mundo. O propósito das instruções associadas à memória é o de manter ou otimizar a estabilidade interna e o equilíbrio externo: as instruções nos dizem como sobreviver, como se sentir seguro e como proteger nosso auto respeito.
Os Cinco Tipos de Tomada de Decisão
Existem cinco tipos de tomada de decisão. A diferença entre cada tipo de tomada de decisão está na ênfase que é dada a cada um dos quatro componentes da tomada de decisão. Os cinco tipos de tomada de decisão são baseados nos instintos, nas crenças subconscientes, nas crenças conscientes, nos valores e na intuição.
Tomada de

Relacionados