9 Passos Simples Para Organizar As Finan As
Curso Técnico em Administração
9 passos simples para organizar suas finanças já
Com poucas mudanças de hábitos é possível fazer grandes economias e equilibrar o orçamento pessoal
Na correria do dia a dia, é fácil esquecer-se de pagar contas e acompanhar a evolução da próxima fatura do cartão de crédito.
Mas, por outro lado, há menos desculpas para não controlar as finanças: as informações estão disponíveis nos aparelhos móveis, e podem ser consultadas a qualquer momento.
O equilíbrio do orçamento doméstico começa com resoluções simples, que podem ser iniciadas a qualquer momento. Confira a seguir nove passos rápidos para colocar seu orçamento de volta nos trilhos:
1 Ter um objetivo financeiro
Fazer uma lista de gastos e descontar essas despesas de sua renda mensal pode ajudar, mas existe um modo mais simples e eficiente de organizar o orçamento: ter objetivos financeiros.
Ao estabelecer metas, o incentivo para controlar gastos e poupar é muito maior e é possível calcular exatamente quais ajustes serão necessários para atingir os objetivos.
No caso de famílias, é recomendável marcar uma conversa para falar sobre essas metas, diz o consultor financeiro
Reinaldo Domingos.
“É uma forma de conscientizar mais atraente. Primeiro fala-se de sonho, depois sobre como conseguir atingir estas metas, e se, para isso, é necessário realizar mudanças”.
2 Controlar não apenas o cafezinho
Iniciar uma faxina financeira pelos gastos pequenos é uma estratégia limitada, diz a especialista em educação financeira
Cássia D´Aquino. “É mais uma forma de se consolar e evitar os verdadeiros problemas”.
Para ela, os maiores vilões do orçamento são os grandes gastos e, principalmente, o endividamento.
Eles podem incluir a compra de um carro financiado, que pesa no orçamento mensal, ou a aquisição mal planejada de um apartamento. “O consumidor deve calcular os riscos antes de encarar empréstimos longos”.
3 Acompanhar a fatura do cartão
Professor: