9 gerenciamentos do PMBOK
Gerenciamento de Integração do Projeto
A integração do projeto vai consistir em atividades necessárias para identificar, definir, unificar e coordenar os diversos processos dentro do projeto. É onde busca atender as necessidades do cliente e das partes interessadas, por meio da unificação dos demais gerenciamentos. Busca também antecipar os problemas e solucioná-los para que não atrapalhem no término do projeto.
O gerente de projetos deve estar atento aos casos em que os processos individuais interagem, como no caso de uma prorrogação da data fim do projeto. A mesma irá mudar não só o cronograma, mas também a tabela de custos entregue no início do projeto. A entrega do projeto precisa também ser integrada ao andamento dos restantes gerenciamentos, e por isso a intervenção da integração nos demais processos.
Dentro do gerenciamento de integração não há execução, esse gerenciamento apenas vai interagir com o restante, dando início e decretando o fim do projeto. A integração possui a função de desenvolver o termo de abertura do projeto, a declaração do escopo preliminar e o plano de gerenciamento do projeto. Além disso, é sua responsabilidade orientar e gerenciar a execução do projeto como um todo, monitorar e controlar os trabalhos, controlar as mudanças para que elas ocorram de forma única e integrada e por fim encerrar o projeto.
Gerenciamento do Escopo do Projeto
A prioridade desse gerenciamento é definir e controlar o que é parte do projeto e o que não é. Toda a execução do projeto é chamada de escopo do projeto, seja ele, trabalho, serviço ou o resultado apresentado. O escopo do projeto é primeiramente planejado e definido. No planejamento é criada a definição de como será o escopo do projeto e a como será a criação da EAP (estrutura analítica do projeto). A EAP é a subdivisão de coisas que irão ser entregues no projeto e de seu trabalho, é responsável por serviços menores e mais fáceis de gerenciar.
Além dos três