89525825655596

466 palavras 2 páginas
SWOT é uma sigla em inglês para as palavras Forças (Strenghts), Oportunidades (Opportunities), Fraquezas (Weaknesses) e Ameaças (Threats). A matriz foi desenvolvida há 40 anos em Harvard e até hoje é muito utilizada para entender o contexto em volta da sua empresa com o objetivo de projetar os planos para o futuro.

A analise SWOT retrata tanto o ambiente interno, ou seja, aquilo que se passa dentro da empresa e não depende do mercado, e o ambiente externo, aquilo que depende do mercado e das políticas econômicas.

Para montar a sua matriz SWOT analise primeiro o ambiente interno da sua empresa. Liste quais são suas Forças e Fraquezas.

FORÇAS

São as vantagens que sua empresa tem em relação à concorrência de uma forma geral e não somente em relação aos produtos que você tem para oferecer. Elabore perguntas sobre o seu negócio e verifique quais pontos fazem com que ele tenha vantagem competitiva. Algumas perguntas podem te ajudar nessa:

- Você conhece bem o que vende?

- Quais são os seus diferenciais do seu serviço ou produto?

- A qualidade do seu serviço ou produto é a melhor do mercado?

FRAQUEZAS

São as desvantagens do seu negócio. Gasta-se um tempo enorme para “digerir” uma fraqueza quando ela é detectada e ninguém havia visto antes. Por isso, nessa etapa a sinceridade das análises é essencial. As perguntas feitas na análise Força são um bom direcionamento para detectar as fraquezas.

Após analisar o ambiente interno, é hora de observar o que acontece à sua volta para apontar as Oportunidades e as Ameaças.

OPORTUNIDADES

É tudo aquilo que influencia de forma positiva a sua empresa. A ação governamental em algum setor, índices econômicos, por exemplo podem influenciar diretamente o mercado de atuação da sua empresa. O “boom imobiliário” que elevou os preços dos imóveis favoreceu o desenvolvimento de coworking. A situação foi uma boa oportunidade para pequenos empreendedores compartilharem os custos da estrutura de um escritório.

Relacionados