867 brocas para metal
Fabricadas em aço rápido garantindo durabilidade e qualidade. Retificadas com alta precisão, o que mantém excelente geometria de corte e garantia da medida do diâmetro.
64
www.irwin.com.br
Brocas em Aço Rápido ANSI B 94 11 M
64
Brocas em Aço Rápido DIN 338
66
Conjuntos do Brocas para Metal
69
Brocas Escalonadas para Chapas
71
Furando Metal
Antes de iniciar a operação, é recomendável demarcar com uma leve puncionada o ponto inicial de furação. Isto evitará que a broca escorregue quando iniciar a rotação.
Sempre que possível, prenda a peça de metal com um grampo ou no torno de bancada. Se o material a furar é uma chapa fina, é recomendável colocá-la “em sanduíche” – entre duas placas de madeira. Leve em consideração que o furo deverá ser executado a uma velocidade baixa, e você precisará das duas mãos para manter a furadeira estável.
Utilize fluído de corte para lubrificar e resfriar a ponta da broca. O calor excessivo desgasta rapidamente o fio de corte.
Para executar furos de grande diâmetro, é recomendável fazê-los em etapas. Comece com uma broca de diâmetro pequeno, o qual guiará com precisão a passagem da broca maior. Se for necessário, faça em três etapas. Por exemplo: para chegar a um furo de 10mm, comece com uma broca de 5mm, passe em seguida para uma de 8mm e então finalize com a de 10mm.
Furar aço requer baixa rotação (entre 300 a 900 rpm) e alta força de avanço. As furadeiras portáteis são geralmente muito rápidas, resultando em superaquecimento da broca e a perda prematura do fio de corte. Uma possível solução para esse problema é furar entre 10 a
20 segundos e esperar até que a broca esfrie para prosseguir com a operação. Materiais
Os aços rápidos utilizados na fabricação das brocas IRWIN® possuem estrito controle metalúrgico realizado na origem, o que garante consistência na qualidade entre diferentes lotes de matéria-prima.
Geometria
As brocas IRWIN® são retificadas em equipamentos de alta precisão, cujo processo