86274238 Relatorio Ensaio De Cisalhamento
915 palavras
4 páginas
Laboratório de Resistência dos Materiais1º ensaio
Ensaio de Cisalhamento
Nome/Matrícula
Disciplina:
Turma:
Profª:
Dia/Hora de Realização:
1. Introdução Um elemento de construção submete-se a esforço de cisalhamento, quando sofre a ação de uma força cortante. Denomina-se força cortante, a carga que atua tangencialmente sobre a área da seção transversal da peça, como mostra a figura 1, onde Q é a força cortante. Todo material apresenta certa resistência ao cisalhamento. Saber até onde vai essa resistência é importante, principalmente na estamparia, que envolve corte de chapas, ou na união de chapas por solda, rebites ou por parafusos, onde a força cortante é o principal esforço que as uniões vão ter de suportar.
1.1 Tipos de cisalhamento Existem, basicamente, dois tipos de cisalhamento: cisalhamento simples e cisalhamento duplo. O cisalhamento simples é quando um material, sob efeito de forças cortante, apresenta apenas uma região que será afetada. Um bom exemplo ocorre em uma união simples de duas chapas por parafuso ou rebite. Já o cisalhamento duplo ocorre quando o material a ser cisalhado apresenta duas regiões que sofrem com ações cortantes. Esses dois de cisalhamento são bem ilustrados com as figuras 2 e 3 abaixo:
1.2 Tensão de cisalhamento A ação da carga cortante sobre a área da secção transversal da peça causa nesta uma tensão de cisalhamento, que é definida através da relação entre a intensidade da carga aplicada e a área da secção transversal da peça sujeita a cisalhamento. Para o caso de mais de um elemento estar submetido a cisalhamento, utiliza-se o somatório das áreas das secções transversais para o dimensionamento. Se os elementos possuírem a mesma área de secção transversal, basta multiplicar a área de secção transversal pelo número de elementos(n)
τ =Tensão; Q =Força cortante; Acis = Área da secção transversal; n = número de elementos submetidos ao cisalhamento. 2. Objetivos