82 192 1 SM 2
131
AVALIAÇÃO EDUCACIONAL:
CAMINHANDO PELA CONTRAMÃO
FREITAS, L.C.; SORDI, M.R.L.; MALAVASI, M.M.S.; FREITAS,
H.C.L. Avaliação educacional: caminhando pela contramão.
Petrópolis: Vozes, 2009. 88p.
Regilson MACIEL BORGES1
O livro Avaliação Educacional: caminhando pela contramão faz parte da Coleção Fronteiras Educacionais, coordenada pelo professor Ulisses Ferreira de Araújo e editado pela Editora Vozes.
A intenção dos autores, apresentada já no subtítulo da obra
- caminhando pela contramão -, é apresentar uma forma de avaliação educacional para além da predominante, que, marcada pela classificação e por reprovações, faz com que muitos alunos percam o interesse pela escola e, consequentemente, a abandonem.
Resenhas
No livro, ao postularem três níveis de avaliação integrados entre si (da aprendizagem, institucional e de redes de ensino), os autores buscam mostrar que vem sendo construída uma posição menos dicotômica e mais construtiva que pretende apropriar-se das ferramentas avaliativas sob outro conceito do que seja avaliar.
Esse esforço é relatado ao longo da obra, conforme se observa nos três primeiros capítulos, onde é apresentado cada um dos níveis acima mencionados. No quarto capítulo, encontram-se reunidas as considerações finais.
Os autores Luiz Carlos de Freitas, Mara Regina Lemes de
Sordi, Maria Márcia Sigrist Malavasi e Helena Costa Lopes de
Freitas são docentes da Faculdade de Educação da Universidade
Estadual de Campinas e integram o Laboratório de Observação e
Estudos Descritivos (LOED) da referida universidade; encontram-se ativamente engajados em discussões acerca da avaliação educacional no país, num período em que a avaliação vem sendo
1
Mestrando, Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Programa de PósGraduação em Educação. Rod. Dom Pedro I, km 136, Parque das Universidades,
13086-900, Campinas, SP, Brasil. E-mail: <regilsonborges@gmail.com>.
Revista de Educação PUC-Campinas, Campinas, n.28, p.131-133,