8 run
1º Ano
ACM - Aprendizagem e Controlo Motor
Professora Denise Soares
Elaborado por: Bragança, 2013
Índice
1. Introdução
Agilidade é a capacidade de executar movimentos rápidos e ligeiros com mudanças nas direções. Ela é fundamental na prática de desportos e nas atividades do quotidiano. Juntamente com a força e a resistência, a agilidade é uma capacidade necessária em práticas desportivas como no futebol, no caso dos dribles, ou das acrobacias, no caso das lutas como o boxe tailandês e a ginástica artística. A agilidade é a capacidade física de deslocar o corpo no espaço o mais rápido possível mudando o centro de gravidade sem perder o equilíbrio nem a coordenação.
2. Objetivo
Com o teste “8 Run” (corrida de ida e volta com interação dos MS) é possível avaliar a capacidade do candidato de fazer um arranque em velocidade, correr à velocidade máxima até uma certa distância e aí uma paragem brusca. Em seguida é possível avaliar a coordenação e rapidez dos MS. Por último é possível avaliar a capacidade do atleta correr num sentido para o qual o corpo humano não está habituado, pois não consegue ter uma visão ampla nem um deslocamento regular pelo espaço.
3. Métodos
3.1. Amostra
O teste foi realizado por 11 indivíduos, 7 do sexo masculino e 4 do sexo feminino com idades entre os 18 e 28 anos.
3.2. Protocolo
O candidato inicia o teste ao som de um apito.
De seguida, em ação simultânea, corre à velocidade máxima até à bola, que se encontra na linha final a 6 metros de distância.
Aí, o candidato terá que agarrar a bola e fazer um “8” com a mesma, passando-a pelo meio das pernas.
Seguidamente pousa a bola no mesmo local e corre de costas até a linha de partida onde acaba o teste. O teste é cronometrado desde o apito inicial até à chegada do individuo à linha de partida.
3.3. Materiais utilizados
Apito;
Cronómetro;
Bola;