8 lições para sua vida tiradas da derrota para a Alemanha
Eu li muita coisa sobre a derrota para Alemanha. Desde as opiniões dos especialistas, dos que só torcem pra quem ganha, dos políticos mascarados de torcedor, dos jornalistas de causa própria, dos que tiram proveito da situação negativa, dos defensores dos seus ganhos atuais e interesses pessoais, dos gaiatos sem propósito, dos revoltados, dos que se auto intitularam humilhados, dos torcedores de futebol e claro, dos Brasileiros apaixonados pelo Brasil.
A alegria dos que comemoravam a Copa das Copas e dos que torciam contra a Copa do Mundo no Brasil, foram, ambas as visões, colocadas em xeque, essa é a verdade.
Então resolvi perceber, entender e aproveitar para extrair algumas LIÇÕES práticas dessa situação para as nossas vidas.
Lições:
1. Não criar FALSAS EXPECTATIVAS na sua mente com o objetivo de "mascarar" os problemas que existem ou coisas erradas suas ou alheias; Não ACREDITAR em tudo que tentarem te provar como verdade. Estude sempre todos os ângulos, perspectiva, interesses e lados, antes de aceitar acreditar.
2. SONHAR é importante mas sonhe de forma combinada com outros importantes ingredientes. Sonhar somente, sem encarar a realidade, sem estudar muito, sem trabalhar incansavelmente, sem estratégia ou mesmo sem ser persistente, resiliente ou com disciplina, não vai te levar a VITÓRIA; Apenas ACREDITAR nos seus sonhos não resolve tudo, é o seu preparo que resolve.
3. Assumir os seus ERROS como fez Felipão é importante, mas precisa saber reconhecer isso "durante" e não somente "depois" para dar a chance e tempo do tentar mudar. As vezes as nossas "convicções" podem também estar erradas. Além disso, o Felipão com toda sua "humilde arrogância" não disse claramente ONDE e COMO errou, é preciso analisar os fatos, apontar erros, para socializar o aprendizado e claro, para não repeti-los. Tudo passa e passará!
4. Nunca conte somente com a SORTE, ela é importante, mas acontece apenas para quem