8 Aula
Resumo feito para a disciplina de Comunicação Aplicada pela profª Ms. Mylene Abud
. Citação: é a menção de uma informação extraída de uma fonte. Esta pode ser:
- direta: transcrição textual de parte da obra consultada
- indireta: apresenta as idéias do autor consultado mas não de forma literal; paráfrase
. A citação pode aparecer no corpo do texto ou em notas de rodapé
Regra básica para as citações:
(SOBRENOME, ano, volume – se for o caso -, páginas). Ex:
O nó górdio da sociedade consumidora de mercadorias surgiu, entretanto, com a continuidade da apropriação desigual de riquezas [...]. (FERREIRA, 2003, p.186)
. Se o nome do autor ou instituição responsável pela publicação estiver incluído na sentença, indicam-se só a data e a página entre parênteses. Ex:
Segundo Koch (2005, p. 121), “a progressão textual (sequenciação) diz respeito aos procedimentos lingüísticos por meio dos quais se estabelecem [...] diversos tipos de relações semânticas [...] à medida que faz o texto progredir”.
. Citação direta de até três linhas: devem ser contidas por aspas duplas. As aspas simples servem para indicar citação no interior da citação.
. As citações diretas com mais de três linhas devem ser destacadas com recuo de quatro cm da margem esquerda, com fonte menor e sem aspas. Ex.
Morgan (1996, p. 99-100) afirma: Comparar o cérebro com um holograma pode parecer estender razões além dos limites. Todavia, a forma pela qual um disco holográfico abrange todas as informações necessárias à produção de uma imagem completa de cada uma das suas partes tem muito em comum com o funcionamento do cérebro.”
. Para autor e obra recém-citados, pode-se usar ‘idem’ para evitar a repetição. Autor e obra já citados e intercalados entre outros autores, o recomendado é utilizar ‘op.cit’ (opus citatum).
Referências
A norma NBR 6023:2002 da ABNT fixa a ordem dos elementos usados como referência (livros, monografias, CD,