8 ANO
Turma:
Escola:
Data:
1- Quanto mais desenvolvida é uma nação, mais lixo cada um de seus habitantes produz.
Além de o progresso elevar o volume de lixo, ele também modifica a qualidade do material despejado. Quando a sociedade progride, ela troca a televisão, o computador, compra mais brinquedos e aparelhos eletrônicos. Calcula-se que 700 milhões de aparelhos celulares já foram jogados fora em todo o mundo. O novo lixo contém mais mercúrio, chumbo, alumínio e bário. Abandonado nos lixões, esse material se deteriora e vaza. As substâncias liberadas infiltram-se no solo e podem chegar aos lençóis freáticos ou a rios próximos, espalhando-se pela água (Adaptado: Anuário Gestão
Ambiental, 2007, p. 47-8).
A respeito da produção de lixo e de sua relação com o ambiente, é correto afirmar que
A) As substâncias químicas encontradas no lixo levam, frequentemente, ao aumento da diversidade de espécies e, portanto, ao aumento da produtividade agrícola do solo.
B) O tipo e a quantidade de lixo produzido pela sociedade independem de políticas de educação que proponham mudanças no padrão de consumo.
C) A produção de lixo é inversamente proporcional ao nível de desenvolvimento econômico das sociedades.
D) O desenvolvimento sustentável requer controle e monitoramento dos efeitos do lixo sobre espécies existentes em cursos d'água, solo e vegetação.
2- Ao analisar a charge abaixo, marque a opção que explica a atitude dos policiais.
A)
B)
C)
D)
A violência nos estádios de futebol no Brasil.
A imigração ilegal nos Estados Unidos.
Os atentados terroristas ocorridos em diversos países.
As rebeliões nas penitenciárias latino-americanas.
3- No Brasil, aproximadamente 80% da população das favelas concentram-se nas grandes cidades e 70% das moradias são construídas pelos próprios moradores em regime de mutirão. No cotidiano das favelas, a população convive com uma situação difícil, com ruas estreitas, muita sujeira, falta de rede de esgoto, moradias precárias, dentre outros. Mas,