7894441200321
828 palavras
4 páginas
FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS-FAFICHFUNDAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DE GOIATUBA- FESG
CURSO DE ENFERMAGEM
LILIAN MENDES MIRANDA
ESTUDO DE CASO
GOIATUBA-GO
MAIO/2013
SUMÁRIO
1-INTRODUÇÃO
2-ANAMINESE
3-EXAME FÍSICO
4-PATOLOGIA
5-MEDICAÇÃO EM USO
6-DIAGNÓSTICO
7-PRESCRIÇÃO ENFERMAGEM
8-CONCLUSÃO
1-
INTRODUÇÃO
Hipertensão, usualmente chamada de pressão alta, é ter a pressão arterial, sistematicamente, igual ou maior que 140 por 90. A pressão se eleva por vários motivos, mas principalmente porque os vasos nos quais o sangue circula se contraem .
Para cerca de 90% das pessoas hipertensas, a causa é desconhecida. No entanto, a obesidade, um hábito de vida sedentária, o stress e o consumo excessivo de álcool, de sal, ou nicotina são provavelmente, fatores de risco no aparecimento de hipertensão arterial em pessoas que possuem uma sensibilidade hereditária.
ANAMNESE
A.F.M., residente em Aloândia-Go , viúvo, 3 filhos, 65 anos, não tabagista, não ingere bebida alcóolica, pratica exercícios físicos durante cinco dias da semana na academia municipal de Aloândia, relatou durante a entrevista que sua pressão arterial hoje está controlada , más que nem sempre foi assim.
A.F.M., toma duas vezes ao dia captopril de 50 mg, furosemida 40mg, 1 vez ao dia, paciente apresentou lúcido, corado , boa aparência, alimenta –se bem , e relata beber pouca água no decorrer do dia, tem dificuldade para dormir á noite porém não faz uso de nenhum medicação para insônia, não fuma, não bebe, relata sal exessivo na comida, normalidade em suas funções fisiológicas, não refere algias, passa boa parte do dia sozinho assistindo televisão porém não apresenta sinais de tristeza.
EXAME FÍSICO
A.F.M., apresenta pressão arterial 140/90 mmHg, temperatura axilar de 36.4º , altura 178 cm, peso 81 kg, pulso 68 bpm, respiração 20 ipm, pele corada e hidratada, barulhos hidroaéreos normais, membros inferiores e superiores sem edema.
PATOLOGIA