767 2 2
1 IDENTIFICAÇÃO
AUTORA: ISABEL SOFIA IURK
NRE: IRATI
ESCOLA: COLÉGIO ESTADUAL DUQUE DE CAXIAS
DISCIPLINA: DIREITO
DISCIPLINA DE RELAÇÃO INTERDISCIPLINAR: HISTÓRIA
DISCIPLINA DE RELAÇÃO INTERDISCIPLINAR: SOCIOLOGIA
2 PROBLEMA: TRABALHO – OS DIREITOS DOS CIDADÃOS
REFLITA:
•
Na sociedade moderna ainda existe escravidão?
•
Há trabalho escravo no Brasil de hoje?
Nos tempos primitivos o homem pescava, caçava, vivia em cavernas, o que era suficiente para suprir suas necessidades. Com a escassez de alimentos obrigou-se a encontrar alternativas para sua sobrevivência.
Começa então a observar a natureza e ver que das plantas podia retirar o que precisava para alimentar-se. Para facilitar o seu esforço desenvolveu maneiras de auxiliar suas atividades, possibilitando assim um melhor rendimento em seu trabalho e encontrando modos de se defender dos animais e também de outros homens.
Nas lutas que travavam contra outras tribos, matavam os feridos para evitar futuros confrontos. Mais tarde começam a escravizá-los por serem mais úteis, pois assim fazendo, poderiam gozar de seu trabalho, uma vez que os serviços mais exaustivos eram considerados desonrosos para os homens válidos e livres1.
A escravidão que permaneceu durante séculos, foi introduzida no
Brasil pelos Portugueses com o descobrimento. Primeiro com os índios e
Instituições de Direito do Trabalho, Vol. I, SÜSSEKIND, MARANHÃO E VIANNA,
1981.
1
2
depois com os negros, tendo seu fim com a Abolição dos Escravos no dia 13 de maio de 1888, através da Lei Áurea, assinada pela Princesa Isabel.
Outro modo de escravidão, era a servidão, característica das sociedades feudais, embora os homens eram considerados livres, não dispunham de sua liberdade, uma vez que os senhores donos das terras possuíam todos os direitos, e os camponeses eram obrigados a entregar parte se sua produção como pagamento pelo uso da terra.
Começa então a surgir durante esse período as corporações de ofício.
Devido a necessidade dos camponeses