75363939

851 palavras 4 páginas
A FAMÍLIA VERDE INTERNACIONAL
Foi na região sudoeste da ilha da Tasmânia, localizada na Austrália, que a história Verde começou. Mais precisamente, a criação do primeiro Partido Verde se deu em meio a um controverso projeto do governo australiano: o de transformar o Lago Pedder em um lago artificial para poder construir uma hidrelétrica na região. Um grupo de ecologistas, do então chamado United Tasmanian Group, se une para tentar impedir o anseio do governo pela obra. No entanto, os esforços dos ecologistas foram minados pela autoridade pública australiana. O Lago Pedder, além de passar de lago natural para lago artificial, deixou de abrigar várias espécies da fauna australiana, resultando em um efeito irreversível para a diversidade de seres vivos e em desequilíbrio do ecossistema local.
Essa triste história, contudo, possibilitou uma série de conquistas, que resultam como uma resposta aos modos de vida destrutivos da sociedade global moderna. O que era conhecido como United Tasmanian Group, em 1972, se tornou Green Party. O Partido Verde nasceu simultaneamente na Tasmânia e na Nova Zelândia. Sem desconsiderar o papel das organizações do terceiro setor nas tentativas de barrar ações do governo que sejam insustentáveis e ecologicamente inviáveis, é importante ressaltar que em certos países a própria estrutura governamental diminui as instâncias de veto das ações do governo, facilitando a aprovação de certas políticas públicas que podem ser prejudiciais à população e ao meio ambiente. Em outras palavras, há momentos em que é preciso estar dentro do governo para conseguir construir políticas públicas sustentáveis, limpas e saudáveis.
Não demorou muito até os Verdes conseguirem sua primeira grande conquista em eleições. Em 1973, um ano após a criação do partido, Helen Smith consegue uma cadeira na cidade de Porirua, Nova Zelândia, ocupando um cargo que, no Brasil, seria equivalente ao cargo de vereador. O primeiro Verde eleito para um parlamento nacional, no

Relacionados