70 Quest Es Povos Indigenas
1 - Durante o período colonial, havia atritos entre os padres jesuítas e os habitantes locais por que:
R: Os colonos pretendiam escravizar os indígenas e os padres eram contra, pois queriam colocá-los em aldeias em missões.
2 - A colaboração dos indígenas com os europeus baseada na troca de produtos por serviços ficou conhecida sob o nome de:
R: Escambo.
3 - "Pouco fruto se pode obter deles se a força do braço secular não acudir para domá-los. Para esse gênero de gente, não há melhor pregação do que a espada e a vara de ferro." (José de Anchieta. Pedro Casaldáliga in "Na Procura do Reino") O fragmento de texto anterior, escrito nos primórdios da colonização do Brasil, refere-se:
R: À catequização do índio pelos jesuítas e a utilização dos silvícolas como mão de obra nas propriedades da Companhia de Jesus.
4 - Uma das discussões mais presentes sobre as sociedades ameríndias no Brasil versa sobre o canibalismo. Relatos como o de Hans Staden dão tons tenebrosos a esta prática, vendidos no espaço europeu como a maior significação de seu atraso. Sobre esta prática podemos afirmar que entre os ameríndios:
R: Mais do que o fenômeno canibal, relatado em algumas sociedades, destaca-se a antropofagia.
5 - Sobre as tribos indígenas que ocupavam a maior parte do nosso território é correto dizer:
R: Que a maioria se apresentava como nômade ou seminômade.
6 - A carta de Pero Vaz de Caminha é um dos documentos que nos permite notar elementos da sociedade ameríndia que predominava no litoral brasileiro. Na observação do marinheiro português aqueles grupos eram politicamente:
R: Pero Vaz fala em lideranças, chefes, que se "vestiam" de forma diferente e eram ouvidos pelos demais para tomada de determinadas ações.
7 - Por que a conversão dos índios ao catolicismo pode ser tida como um importante fator de aculturação?
R: Porque através das aulas de catequese o índio recebia instrução não só religiosa, a ele