7 Propriedades Peri Dicas
Propriedades periódicas
Objetivo da Aula
Conhecer o que é eletronegatividade e relacionar essa propriedade com a localização do elemento na tabela periódica.
Para começar, vamos à definição: Eletronegatividade é a capacidade que um átomo tem, de atrair os elétrons de outro átomo.
Mas para entendermos a eletronegatividade devemos compreender outras propriedades como: Raio atômico, Afinidade eletrônica e Potencial de Ionização, pois a eletronegatividade depende de alguns fatores relacionados a estas propriedades (saiba mais sobre o assunto ao final da aula) citadas.
Raio Atômico (RA)
O raio (saiba mais sobre o assunto ao final da aula) atômico é o tamanho do átomo – é obtido por meio de um conjunto de dados experimentais de raios atômicos aproximados, ou seja, é a distância entre o núcleo e a parte externa da eletrosfera do átomo.
Variação na família
O raio atômico aumenta de cima para baixo, ou seja, quanto maior o número de camadas, maior será o raio do átomo, maior é seu tamanho.
Aula 7 p. 43
Química Geral e Inorgânica
Variação no período
O raio atômico aumenta da direita para a esquerda.
Átomos que estão no mesmo período possuem o mesmo número de camadas, mas os raios dos átomos são diferentes.
Por que isso acontece?
Porque quanto maior o número de prótons do núcleo, maior é a atração que eles exercem pelos elétrons da eletrosfera, o que acarreta em diminuição do seu tamanho
(atração do núcleo - elétron).
Veja a figura 01 ao final desta aula.
Afinidade eletrônica (AE)
É a energia liberada quando um átomo isolado, no estado gasoso, “captura” um
elétron (saiba mais sobre o assunto ao final da aula) ou seja, é a energia medida quando um átomo recebe 1 elétron (forma íon negativo).
Variação na família
A afinidade eletrônica aumenta de baixo para cima, ou seja, quanto menor o átomo, mais perto do núcleo estará o elétron e, consequentemente, ele sofrerá maior atração dos prótons do núcleo. Com isso, fica mais fácil colocar o