7 povos das missoes
Nomes: Irene Morais, João Vitor, Mariana Jardim e Gisele Fuzzer Turma: 302
Disciplina: História Professor: Max
Os sete povos das missões
Os Sete Povos fazem parte de um importante capítulo da história do Rio Grande do Sul. Deram origem a cidades prósperas, auxiliaram na delimitação de fronteiras, e fazem parte do nosso folclore.
São sete aldeamentos habitados antigamente pelos indígenas e fundado pelos jesuítas na região que é hoje o estado do Rio Grande do Sul. Faziam parte as seguintes missões:
São Francisco de Borja
Fundada pelo padre Francisco Garcia, em 1707 esta redução contava com 2814 habitantes e desta nasceu a cidade de São Borja.
São Nicolau
Foi a primeira a ser fundada, no ano de 1626, mas só foi em 1687 que as instalações permanentes foram inauguradas.
São Miguel Arcanjo
Foi a segunda redução a ser construída a partir de 1687 pelos guaranis. Contava no ano de 1732 com 4.589 indígenas.
São Lourenço Mártir
Fundada em 1690 com nativos de Santa Maria Maior, descendentes dos fugitivos de Guaíra, que se instalaram no local liderado pelo padre Bernardo de La Veja. Em 1731 eram 6.400 os habitantes deste Povo.
São João Batista
Fundada pelo padre Antônio Sepp, foi seguido por 2.832 pessoas oriundas da redução de São Miguel. Os trabalhos na igreja iniciaram em 1708, quando já havia 3.400 pessoas habitando o aldeamento.
São Luiz Gonzaga
Fundada em 1687 e contava com 6.182 índios que habitavam a região rodeada pelos rios Uruguai, Ijuí e Piratinim.
Santo Ângelo Custódio
Fundada em 1687 e contava com 6.182 índios que habitavam a região rodeada pelos rios Uruguai, Ijuí e Piratinim.
O objetivo principal dessas reduções, missões jesuíticas foi o de criar uma sociedade com os benefícios e qualidades da sociedade cristã Europeia, mas sem seus vícios e maldades. Segundo Manuel Marzal, sintetizando a visão de outros estudiosos, constitui uma das mais notáveis utopias, isto é, uma das mais fantásticas da história.