7 maravilhas da construção civil
A Usina Hidrelétrica de Itaipu (1972-1982) é uma usina hidrelétrica binacional construída pelo Brasil e pelo Paraguai no rio Paraná, no trecho de fronteira entre os dois países, 14 quilômetros ao norte da Ponte da Amizade. A área do projeto se estende desde Foz do Iguaçu, no Brasil, e Ciudad del Este, no Paraguai, ao sul, até Guaíra (Brasil) e Salto del Guairá (Paraguai), ao norte. A potência instalada da Usina é de 14.000 MW (megawatts), com 20 unidades geradoras de 700 MW.
2- Ponte Golden Gate
A ponte Golden Gate, localizada na entrada da baía de São Francisco (EUA), é considerada um marco na construção de pontes pênseis. Concluída em 1937, com o maior vão até então atingido, 1.280 m, a ponte manteve o título de a mais longa do mundo até 1964, ano em que foi inaugurada a ponte Verrazano Narrows (NY), com 1.298 m de vão.
3- Canal do Panamá
O canal do Panamá se encontra localizado no istmo do Panamá, esse é um país com território situado ao sul da América Central, esse canal tem como objetivo unir o Oceano Atlântico ao Oceano Pacífico, tem uma extensão de 82 km. O canal tem uma grande importância no fluxo marítimo internacional, que hoje corresponde a 4% do comércio mundial, por ano passam pelo canal cerca de 13 mil navios. As principais trajetórias saem do litoral leste norte-americano com destino, principalmente, à costa oeste da América do Sul, há também fluxo de origem européia para a costa oeste dos EUA e do Canadá.
O canal do Panamá foi construído e inaugurado pelos americanos em 1914, para utilizar e controlar essa construção os EUA passaram a pagar uma anuidade ao governo Panamense como forma de indenização
4- Eurotunel
O Eurotunel, Túnel da Mancha, Channel Tunnel, em inglês, le tunnel sous la Manche, em francês e ainda apelidado pelos ingleses como The Chunnel, (channel-tunnel) é um túnel ferroviário que liga a França à Inglaterra por debaixo de água. A sua construção foi bastante demorada e o início das