7 maiores descorbertas da ciência tecnológica
1) O Raio X: O alemão Wilhelm Conrad Röntgen é considerado o grande inventor do raio-X, uma forma de radiação eletromagnética que pode penetrar em objetos sólidos e que passou a permitir que diagnósticos médicos fossem mais acurados, não se baseando apenas em sintomas e cirurgias.
O que surgiu daí: a tecnologia que evoluiu com a tomografia, ressonância magnética e outras formas de se examinar o corpo de um paciente sem uma invasão cirúrgica. O próximo passo são máquinas para ler o pensamento e gravar até mesmo sonhos.
2) Os foguetes V-2: Foi criado para ser uma arma de destruição inventada pelos nazistas para bombardear Londres da costa da França entre nesse ranking, mas foi daí que os programas espaciais russo e americano se originaram. E os mísseis balísticos também.
O que surgiu daí: a tecnologia militar vai de vento em popa com mísseis inteligentes.
3) A locomotiva Rocket: ela não foi a primeira locomotiva do mundo e sim a primeira locomotiva a vapor moderna da humanidade, desenvolvida pelo inglês George Stephenson.
O que surgiu daí: os trens mudaram tornando-se elétricos, depois vieram o metrô, trens-bala e agora sendo testado em Heathrow, na Inglaterra, cápsulas pessoais sem motorista.
4) O computador Pilot Ace: foi um dos primeiros computadores desenvolvidos na Inglaterra no início dos anos 50.
O que surgiu daí: segundo o vídeo Did You Know, sucesso na internet há algum tempo, até 2013 teremos computadores que superarão a capacidade de processamento do cérebro humano e até 2049, de toda a população terrestre.
5) A máquina a vapor: desde o primeiro século AD que a utilização de vapor para movimentar máquinas aparece na escrita científica mas foi no século 19 que se transformou em eficiente realidade.