7 Livro perigosos
www.gamevicio.com/i/noticias/153/153382-xx-7-livros-perigosos/
[XX] 7 Livros Perigosos por Anônimo, fonte Perceptivel/Wordpress, data 05 Fev 2013 (1 ano atrás) editar remover
Acho que livros que se consideram "SAGRADOS" são os mais perigosos ja criados pelo homem, não pelo o que esta escrito, e sim pelas distintas interpretações que moveram e movem milhoes de fiéis, criando ideologias políticas, e gerando guerras por motivos inúteis.
Teóricos equivocados podem causar grandes prejuízos. Já tivemos livros que incentivavam a matança de mulheres consideradas bruxas, defendiam a inferioridade de certas nacionalidades, diziam que as mulheres eram menos inteligentes que os homens. Com a ajuda de historiadores, listamos 7 livros que, por causa de teorias equivocadas, inspiraram pessoas a cometer atos e sustentar ideias desastrosas.
Os livros não estão em nenhuma ordem particular e, é claro, foi impossível listar todos eles. Comente e diga quais você acha que faltaram.
1- "L'uomo delinqüente" (O homem delinquente), Cesare Lombroso, 1876
« imagem »
O médico e cientista italiano Cesare Lombroso defende, nesse livro, a teoria de que certas pessoas nasceram para ser criminosas e que isso é determinado por características físicas, como nariz adunco e testa fina, traços típicos dos judeus. A obra fez muito sucesso e influenciou o direito penal no mundo todo. Mas o problema maior foi que a obra também reforçou várias teorias racistas - principalmente o anti-semitismo nazista. O detalhe é que o próprio autor era judeu e sua intenção era simplesmente ajudar a ciência penal e jurídica. Atualmente, a teoria caiu no descrédito. Mas, mesmo assim, ainda há quem a defenda (sempre tem, né?).
2- "Mein Kampf" (Minha Luta), Adolf Hitler, 1925
« imagem »
O livro de Hitler tem, na verdade, 2 volumes. O primeiro foi escrito quando ele tinha 35 anos e estava preso por causa de uma tentativa de golpe de estado mal-sucedida. O segundo, inédito no Brasil, foi