7 Li Es Da Cor Ia Para O Brasil
1) Como o sistema educacional da Coreia do Sul ajudou o país a atingir níveis elevados de desenvolvimento econômico e social?
O primeiro foco foi no ramo têxtil, depois da indústria pesada. Para movimentar as novas atividades econômicas, além de investir firma na educação básica, o governo estava pouco preparado, com as promessas de liberá-los do serviço militar obrigatório e lhes arranjar bons empregos. Criou institutos de ensino superior voltados para a ciência e tecnologia, que passaram a produzir pesquisa de ponta e patentes. “Investir em capital humana gerou produtividade e riqueza para a Coreia”. A modernização da estrutura produtiva sul-coreana. A política cambial adotada pela Coréia do Sul também constituiu um elemento fundamental que garantiu o sucesso de sua inserção comercial.
2) Quais foram os pontos positivos desse modelo de educação?
No ranking, o país alcançou o terceiro lugar em matemática e o quarto em ciências, enquanto o Brasil ficou, respectivamente, com as ultima e penúltima colocações nas duas matérias. De 1960 para cá, a Coreia do Sul aproximou-se dos países ricos nos principais índices socioeconômicos e o Brasil permaneceu no patamar dos mais pobres. O avanço obtido pelos coreanos na educação foi fundamental para o êxito do país. A Coréia conseguiu promover um eficiente casamento entre o ambiente acadêmico e a indústria, força motriz para o tão almejado avanço tecnológico. Os cofres das universidades coreanas são irrigados com dinheiro da iniciativa privada e as empresas fazem uso de pesquisadores e infra-estrutura para desenvolver seus produtos.
3) Quais foram os pontos negativos desse modelo de educação?
A pessoa sobre os jovens é tanta que contribui para a Coreia figurar entre os países com a maior taxa de suicídio na adolescência. Outro lado que preocupa é o fato de 20% dos alunos de ensino médio já terem pedido ajuda a um terapeuta para lidar com o stress dos estudos.
4) Seria possível implantar