7 de setembro
Muitos acontecimentos envergonham o nosso País, seja pela violência que a cada ano aumenta, pelo consumo de drogas e do tráfico que destrói inúmeras famílias, pelas mortes nas estradas causadas, na maioria das vezes, pela imprudência dos motoristas ou pela corrupção na política com governantes desviando milhões dos cofres públicos. Essas são notícias freqüentes nos noticiários nacionais. Porém, o povo, ainda carrega “uma ponta de esperança” e ainda sente orgulho de ser brasileiro e de fazer parte dessa nação.
É nos desfiles Cívicos de 7 de Setembro que vivenciamos esse sentimento, esse prazer de prestigiar e participar de um ato que marcou a história e um começo de uma nova era. Talvez nem todos saibam perfeitamente sobre o que aconteceu naquele 7 de setembro de 1882 as margens do Rio Ipiranga, quando Dom Pedro I proclamou a Independência gritando “Independência ou Morte”. Aliás, muitos historiadores divergem sobre esse acontecimento.
Mas não é desse sentimento histórico que estamos falando. É de um sentimento de vestir as cores do Brasil, e dizer “eu sou brasileiro”. O 7 de Setembro instiga e aumenta o nosso patriotismo. Alguns podem até achar que isso vai se perdendo ao longo do tempo, mas não, é só ver a quantidade de pessoas que se reúnem nessa data e de crianças que participam dos desfiles, para ver que amamos a nossa Pátria.
Apesar de uma parte da nação nos envergonhar, somos a maioria de um povo que luta diariamente para fazer um país mais forte, mais único e cada vez mais independente.
Instiga: estimula