6ª série adm de recursos humanos
Pesquisa:
Este desafio é importante para o conhecimento e desenvolvimento teórico-prático sobre as mudanças ocorridas dentro das organizações e os modelos de Gestão de Pessoas.
Elaboramos um relatório, retratando um paralelo entre o filme Tempos Modernos (Modern Times, EUA 1936 Direção: Charles Chaplin), e A Moderna Gestão de Pessoas.
Relatório:
O filme: Tempos Modernos.
O filme Tempos Modernos retrata a relação parcial entre o operário e o patrão do capitalismo, a situação da alienação pela produção contínua e acelerada, a pressão e opressão dos patrões sobre os empregados, a desvalorização do ser humano, o surgimento de um novo regime, o capitalista, e o seu fortalecimento devido ao consumismo e a queda do sistema feudal, a repressão policial e o proletário sendo engolido por esse novo regime, a crise financeira, fechamento de fábricas, fome, greves, a violência, o sonho da casa própria, o avanço da mulher na sociedade ao ingressar no mercado de trabalho. Servindo como um alerta contra os riscos oriundos do capitalismo. Isso nos mostra o poder abusivo do regime capitalista em demasia, e a responsabilidade de massificação do proletariado corresponde ao processo de desumanização imposto pela máquina com o avanço tecnológico.
A ganância dos patrões do capitalismo na exploração da mão de obra da classe trabalhadora desenvolveu a linha de montagem e o invento da máquina alimentadora para eliminar o desperdício de tempos de produção, tinham a finalidade de aumentar a produtividade das organizações enfocando apenas a realização das tarefas de forma rápida e eficiente, sem se preocupar com as limitações físicas e psicológicas do ser humano, trazendo com isso conseqüências graves como: a intensificação e especialização do trabalho do operário, o que acaba tornando desnecessária a sua qualificação e provocando no mesmo, lesões por realizar uma única tarefa repetidamente.
Tempos Modernos mostra claramente a mecanização do trabalho e a desconsideração