6ukyf
1366 palavras
6 páginas
ÍndiceCapa
Índice
Planificação:
Na era do Estado Novo:
Estado
Igreja
Família
Ensino
Os Meios de Comunicação
Na Atualidade
Estado
Igreja
Família
Ensino
Os Meios de Comunicação
Introdução
Desenvolvimento
Conclusão
Bibliografia
Introdução
No âmbito da disciplina de Sociologia, iremos realizar um trabalho relacionado com o antes e após do Estado Novo e respectivas mutações que ocorreram em Portugal, bem como o papel fundamental de Salazar.
Para começar, o Estado Novo em Portugal, fora um início de transformações (Estado, Igreja, Família, Ensino, Meios de Comunicação). Durante o Estado novo, Salazar uma das figuras mais importantes da época, por ter uma personalidade extremamente conservador, vai incutir em Portugal valores morais indiscutíveis como – Pátria, Deus, Família, Austeridade, Moralidade. Estabelecendo assim uma aliança entre Igreja e o regime, definindo – a como uma religião católica da nação potuguesa. Reduzindo a mulher a um papel passivo num ponto de vista económico, social, politico e cultural ( como iremos ver). Quanto aos meios de comunicação vão ter um papel de incutir nas mentes da população um ideal de regime, padrões de cultura – propaganda . No ensino, com a criação da Mocidade Portuguesa, o ensino passa a ser obrigatório aos estudantes ( primário e secundário), impondo a ideologia dos valores nacionalistas e patrióticos.
Ou seja vamos verificar que após o 25 de Abril de 1975, todos estes preceitos, ideologias irão mudar com uma nova mentalidade. Onde um país oprimido pela ditadura se verá livre tendo a necessidade de se desenvolver a todos os niveis – sociais, economicos, politicos, culturais entre outros.
Em suma, acima de tudo a liberdade de expressão vai ser fundamental para que haja transformação em Portugal
Na era do estado