676 1
PAULO MARCOS QUEIROZ DOS SANTOS
O que é música
Conceição do Coité
2009
PAULO MARCOS QUEIROZ DOS SANTOS
O que é música
Trabalho apresentado ao Curso de Comunicação Social da UNEB para obtenção de nota parcial da disciplina de Gravação e Mixagem de Áudio, referente ao semestre 2008.2. Orientador: Professor Cleber de Jesus Silva
Conceição do Coité
2009
MORAES, J. Jota. O Que é Música. São Paulo: Editora Brasiliense, 1983.
J. Jota de Moraes, formado em Letras Neo-latinas, considera-se autodidata em música, ainda que tenha recebido iniciação nessa arte e também no piano, com Schwester Colum Gielich, O.S.B., na infância e na adolescência. Desenvolveu carreira de professor e de jornalista, especializando-se em Artes e Literatura. O crítico lecionou História da Música no Departamento de Música da ECA-USP durante 21 anos.
Foi crítico musical do Jornal da Tarde e de O Estado de São Paulo por mais de 30 anos. Encarregado da direção artística da Sociedade de Cultura Artística de São Paulo durante 10 anos, produziu e apresentou programas de música erudita nas rádios Eldorado, Cultura e Gazeta. Colaborou com várias revistas como Isto É, Somtrês, Revista do CD.
J. Jota de Moraes tem dois livros publicados: "O que é música" – esse que é objeto dessa resenha – e "Música da Modernidade", ambos pela Editora Brasiliense. Recentemente, ministrou uma seqüência de 8 palestras no Auditório Cultura Artística sobre os grandes interpretes de nosso tempo.
Segundo J.Jota de Moraes, "como as demais artes, a música ocidental possui uma história riquíssima que nos deixou um acervo considerável. Graças aos meios de gravação e de reprodução, hoje podemos ter acesso a ela com facilidade. E, a fim de tornar esse percurso mais claro, iluminamos o caminho com etiquetas indicativas dos vários estilos de época, adotando a chamada periodização". Assim, elas ficaram divididas em Idade Média, Barroco,