6430505
1011 palavras
5 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁINSTITUTO TECNOLÓGICO
DISCIPLINA: SISTEMA DE SANEAMENTO AMBIENTAL
PROFº VALDÍVIA NORAT
EFEITO ESTUFA
ALUNOS:
EDUARDA RIBEIRO
FÁBIO LIMA
JULIANA MORALES
JUCINEY SERRÃO
TALLYSSE CARDOSO
THAMIRIS CARDOSO
HISTÓRICO DO EFEITO ESTUFA
Efeito estufa:
Histórico: A teoria do efeito estufa acaba de completar 155 anos, mas seu potencial de gerar controvérsias continua vigoroso.
A prova de que alguns gases, como o gás carbônico e o metano, agem como reguladores da temperatura da Terra foi apresentada em 1859 pelo químico irlandês John Tyndall. Desde então, diversas pesquisas buscam determinar como a temperatura do planeta responde ao aumento da concentração desses gases -os gases-estufa.
John Tyndall
Porque “Efeito Estufa” ?
Esse nome – “efeito estufa”
– originou-se da ideia de uma estufa usada para cultivar plantas. Nessas estufas, compostas por paredes e tetos de vidro, o calor entra e não sai, ajudando o aproveitamento desse calor pelas plantas, que passam a se desenvolver melhor.
O que é o efeito estufa?
Definição - Efeito Estufa
Natural
Efeito Estufa é um mecanismo natural do planeta Terra para possibilitar a manutenção da temperatura numa média de 15ºC, ideal para o equilíbrio de grande parte das formas de vida em nosso planeta. Sem o efeito estufa natural, o planeta
Terra poderia ficar muito frio, inviabilizando o desenvolvimento de grande parte das espécies animais e vegetais. Isso ocorreria, pois a radiação solar refletida pela Terra se perderia totalmente.
A ação do homem e o aumento do efeito estufa artificial O efeito estufa potencializado pela queima de combustíveis fósseis tem colaborado com o aumento da temperatura no globo terrestre nas últimas décadas.
Pesquisas recentes indicaram que o século XX foi o mais quente dos últimos 500 anos.
O efeito estufa é um problema ambiental ?
os gases do efeito estufa surgem, principalmente,