629638903/96

5936 palavras 24 páginas
MOTIVAÇÃO NO TRABALHO Conceito  A Motivação é formalmente definida como sendo as forças dentro de uma pessoa, responsáveis pelo nível, direção e persistência do esforço dispendido no trabalho.
 O nível é a quantidade de esforços que a pessoa emprega, isto é, quão duro trabalha ( por exemplo , pouco ou muito )
 A direção é o que a pessoa opta por fazer quando está face a um grande número de alternativas possíveis ( isto é, se vai empregar o esforço visando à quantidade ou à quantidade do produto ).
 A persistência se refere a quanto tempo a pessoa continua numa determinada ação ( por exemplo, desiste se está difícil ou continua tentando )

Teorias da Motivação
• Teorias de Conteúdo: foco nas necessidades (o comportamento é orientado para sua satisfação).
• Teorias de Processo: foco no processo de tomada de decisão (o comportamento resulta de percepções, expectativas e objetivos pessoais).

Teorias de Conteúdo = focalizam principalmente as necessidades do indivíduo – deficiências fisiológicas ou psicológicas que nos sentimos compelidos a reduzir ou eliminar.

Exemplos são a necessidade de comer para satisfazer a fome e falar com outras pessoas para usufruir companhia.

As Teorias de Motivação de Conteúdo ou baseadas em necessidades sugerem que a chave para a motivação no trabalho é um ambiente que reaja de forma positiva às necessidades dos trabalhadores. As teorias ajudam a explicar por que o mau desempenho, atrasos ou faltas, baixo nível de esforço, mau comportamento, etc., podem ser causados por necessidades que são bloqueadas diretamente ou não atendidas no trabalho. Também nos ajudam a avaliar o valor motivacional das recompensas com base na sua capacidade de resposta a importantes necessidades que um indivíduo procura satisfazer. “O que”

1 - Teorias das Necessidades (Abraham Maslow)

1.1 – Hierarquia das Necessidades (Maslow)

(5) Auto-realização (4) Estima (3) Sociais (2) Segurança (1) Fisiológicas

• 2 – Teoria

Relacionados