60 Minutos
Logo no começo do vídeo o narrador começa a reportagem desdenhando do nosso país. Ele afirma que há muito tempo a piada sobre o Brasil, é que ele é o país do futuro e sempre será. Afirma também que não usamos adequadamente nossos recursos naturais que são muitos. O texto fala também do “boom” econômico que o Brasil está vivendo e que nós estamos “tentando administrar” e que graças a isso passamos quase imunes a última crise mundial e que logo seremos a quinta economia do mundo. Fala do carisma do Presidente Lula afirmando que talvez seja o político mais popular do mundo.
O lado positivo do vídeo é quando ele afirma que o Brasil não é só o país do futebol, carnaval e belas paisagens. Mostra São Paulo como cidade imponente, pujante na economia e como centro financeiro moderno. Nossa base industrial é forte, temos a terceira maior fábrica do mundo de jatos e uma grande indústria automotiva. Fala também que somos os maiores produtores e exportadores de variados produtos. O Brasil é a economia mais verde do mundo, afirma o vídeo, e que temos recursos naturais em grande abundância, como água e minério de ferro, por exemplo, além de grandes áreas cultiváveis e que o nosso biocombustível é o mais sofisticado do mundo e estamos caminhando para o pleno emprego. Afirma também que o Brasil gastou bilhões e mais bilhões e não conseguiu tirar o país do buraco e que está saindo da estagnação das décadas anteriores e que o grande responsável é o presidente Lula. Lula fala que simplesmente fez o óbvio para mudar o país, como programas de transferência de renda que fez com que milhares de pessoas saíssem da pobreza extrema e isso teve uma reação em cadeia na economia.
Ainda fala da conquista do Brasil em sediar as olimpíadas e a copa do mundo e credita o fato ao presidente Lula como vitórias políticas que levaram o Brasil definitivamente ao cenário mundial, mas que dificilmente conseguirá entregar as obras no prazo