6 P's
UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ
Centro de Educação Superior
MBA Gestão Estratégica de Vendas em Varejo
Estudo de Caso: Abordagem dos 6 P’s “Marketing Mix “da empresa varegista “Conte Freire, A Construção Do Posicionamento De Uma Loja Multimarcas De Luxo”, apresentado como exercício da Disciplina de Marketing de Serviços e Comportamento do Consumidor requisitado pelo professor MSc. Ricardo Boeing da Silveira.
“Quando o estrategista erra, o soldado morre”. Lincon
HELENA REGINA BATTISTOTTI
SÃO JOSÉ (SC) OUTUBRO 2011
Resumo do Case
Conte Freire é uma loja diferenciada que trabalha com um mix de produtos entre marca própria e grandes marcas mundialmente conhecidas voltadas para um público de classe A e B, a loja necessitava de um ponto que reunisse os clientes seletos de Porto Alegre RS em meio de um comércio sofisticado.
O negócio da Conte Freire trabalhou muito o marketing sensorial para encantar seus clientes, como as cores, cheiros e sabores e profissionais altamente qualificados. Contudo não foi fácil quebrar paradigmas de uma sociedade extremamente conservadora, e sedimentar-se como uma empresa rentável, reconhecida e de valor. A Conte Freire percebeu um mercado em potencial que eram os consumidores de luxo, que ainda eram poucos explorados, porém a imagem da loja perante aos seus consumidores era de um “clube fechado” causando assim um distanciamento dos mesmos. E após a constatação dessa situação a empresa teve que rever suas estratégias e posicionamento para se adequar ao mercado, descobrir outros segmentos para atrair e fidelizar seus clientes.
Composto do Marketing Mix
Para melhor entendimento do composto de marketing da Conte Freire são caracterizados os 6 P´s da loja física, localizada na Rua Padre Chagas em Porto Alegre
a) Produto:
O mix de produtos da Conte Freire estava voltado para roupas e calçados masculinos e femininos, acessórios, vinhos, espumantes e champanhes de grandes